Brasil

Brasilia, Brasil
25 abril, 2025 10:01 am

  • Nombre Oficial: República Federativa de Brasil.
  • Superficie: 8.510.345,538 km2.
  • Límites: Brasil tiene fronteras con todos los países de América del Sur, excepto con Ecuador y Chile. Limita al norte, con Venezuela, Colombia, Guyana, Surinam y la Guyana Francesa; al oeste, con Perú y Bolivia; al sur, con Paraguay, Argentina y Uruguay; y al este con el océano Atlántico. La frontera más extensa es la atlántica, con 7.408 kilómetros de costa.
  • Capital: Brasilia.
  • Idioma: Portugués (oficial).
  • Moneda: Real = 100 centavos.
  • Forma de Estado: República federal.
  • Población Estimada: 212.832.238 pessoas (2021).
  • PIB 2020: R$ 7,4 billones.

ORIGENS DO CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS

OS CONSELHOS DE CONTRIBUINTES DO IMPOSTO DE RENDA

Em 1972 o 1º Conselho foi transferido para Brasília, o que veio a ocorrer com o 2º, 3º e 4º Conselhos em 1973. Primeiramente, estes órgãos se instalaram no Edifício Sede do Ministério da Fazenda, na Esplanada dos Ministérios, depois no Edifício Zarife, na Quadra 4 do Setor Comercial Sul, e em 1991 na sede atual, o Edifício Alvorada, na Quadra 1 do mesmo Setor Comercial Sul.

Esta estrutura permaneceu em funcionamento até 1º de junho de 1977, quando entrou em vigor o Decreto nº 79.630, de 29 de abril daquele ano, extinguindo o 3º Conselho, transferindo suas atribuições e competências para o 2º Conselho, e renomeando o Quarto Conselho para Terceiro Conselho de Contribuintes.

OS CONSELHOS DE CONTRIBUINTES A PARTIR DE 1977 – 1º, 2º E 3º CONSELHOS

Os três Conselhos de Contribuintes eram organizados em Câmaras com oito Conselheiros e quatro Suplentes, metade Representantes da Fazenda e metade Representantes dos Contribuintes, sendo o Primeiro Conselho composto por oito Câmaras, o Segundo Conselho por quatro Câmaras, e Terceiro Conselho por três Câmaras.

Em 2007, ocorreu a unificação da Secretaria da Receita Federal com a Secretaria da Receita Previdenciária, sendo que a Lei nº 11.457 transferiu para o 2º Conselho de Contribuintes a competência para julgamento de recursos referentes às contribuições Previdenciárias. Foram então instaladas duas novas câmaras naquele órgão, oriundas do Conselho de Recursos da Previdência Social – CRPS.

Durante o funcionamento desta estrutura, milhares de acórdãos foram produzidos pelos Conselhos de Contribuintes, com padrões de qualidade e acerto que os fizeram desfrutar de grande prestígio junto aos contribuintes e seus representantes, especialmente pela imparcialidade e especialização em matéria tributária.

Dentre os que podem ser considerados como beneficiários das atividades desenvolvidas pelos Conselhos, é de se destacar o Poder Judiciário, pelo importante papel na triagem de ações judiciais que poderiam ser impetradas, visto que muitos contribuintes concordam com a decisão administrativa mesmo que desfavorável, decidindo-se por não enfrentar a discussão judicialmente porque aquele Poder se vê cada vez mais sobrecarregado e inundado de grande quantidade de demandas. Além disso, a Fazenda Nacional e os contribuintes têm a oportunidade de comporem os litígios fiscais em duplo grau de jurisdição, em menor tempo e a menor custo que o Judiciário, onde a parte vencida tem de assumir os ônus processuais.

A CÂMARA SUPERIOR DE RECURSOS FISCAIS – CSRF

O Decreto nº 70.235 de 1972, que rege o Processo Administrativo-Fiscal Federal (PAF), estabelecia, originalmente, a possibilidade de recurso especial dirigido ao Ministro da Fazenda, contra decisões dos Conselhos.

Em 1979, foi criada a Câmara Superior de Recursos Fiscais – CSRF, mediante Decreto nº 83.304, para julgar esses recursos no âmbito dos próprios Conselhos.

A CSRF, também paritária, é formada por presidentes e vice-presidentes de Câmaras do Conselho. Chegou a ter 4 turmas especializadas; atualmente, são 3 turmas.

A partir da atuação da CSRF, praticamente todos os lítigios regidos pelo PAF encerram-se no âmbito do Conselho.

O CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS – CARF

Com a edição da Medida Provisória nº 449, de 3 de dezembro de 2008 (convertida na Lei nº 11.941, de 27 de maio de 2009), foi criado o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF. Sua instalação ocorreu em 19 de fevereiro de 2008, com a edição da Portaria MF nº 41, de 17 de fevereiro de 2009 (publicado no DOU de 19/02/2009), por ato do Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Fazenda.

O CARF resultou da unificação da estrutura administrativas do Primeiro, Segundo e Terceiro Conselho de Contribuintes em um único órgão, mantendo a mesma natureza e finalidade dos Conselhos, de órgão colegiado, paritário, integrante da estrutura do Ministério da Fazenda, com a finalidade de julgar recursos de ofício e voluntário de decisão de primeira instância, bem como os recursos de natureza especial, que versem sobre a aplicação da legislação referente a tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do

Presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais

Dr. Carlos Higino Ribeiro de Alencar (Presidente do CARF)
Dr. Carlos Higino Ribeiro de Alencar (Presidente do CARF)

LEGISLACIÓN

JURISPRUDENCIA

[/vc_column_text]

CONOCE BRASIL

Río de Janeiro, Brasil

Com uma vasta diversidade cultural, o Brasil é cada vez mais procurado pela riqueza e originalidade de seus costumes, expressões, símbolos e tradições. A música, a dança, as festas populares, a culinária, o artesanato, a história, o comportamento, o idioma e mais uma lista de manifestações culturais formam um dos países mais multifacetados do mundo. Bem-vindos ao Brasil!

O Brasil, um país de vasta diversidade cultural, se destaca pela riqueza e originalidade de seus costumes, expressões, símbolos e tradições. Desde a música e a dança até a gastronomia e o artesanato, cada rincão do Brasil apresenta manifestações que o tornam um dos países mais multifacetados do mundo. Ao explorar suas diferentes regiões, descobrimos as maravilhas da cultura brasileira que enriquecem a identidade do país.

NORTE

No Norte, a cultura se manifesta através de festas populares como o Festival Folclórico de Parintins, que celebra a lenda do Boi Bumbá. A procissão do Círio de Nazaré em Belém é um evento religioso significativo, enquanto a gastronomia se destaca pelo uso da mandioca e do peixe de água doce e salgada.

NORDESTE

No Nordeste, o Carnaval em Salvador e Recife é uma atração monumental, acompanhado pela Festa de São João, que oferece uma rica celebração com danças e comidas tradicionais.

CENTRO-OESTE

A Centro-Oeste coloca Brasília em evidência por sua arquitetura modernista, considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, e celebra a Festa do Divino em Goiás, amalgamando festividades religiosas e profanas.

SUDESTE

Na Sudeste, destaca-se a Feira Literária Internacional de Paraty, um importante evento cultural, e a rica história arquitetônica de Minas Gerais, onde se encontram algumas das igrejas coloniais mais belas do país. A Festa do Peão de Barretos também é um evento popular que celebra a cultura do rodeio.

SUL

Por fim, o Sul ressalta a herança europeia com festividades como a Festa da Uva e a Oktoberfest, onde as tradições de imigrantes portugueses, alemães, italianos e espanhóis são celebradas em um ambiente festivo, além da preferência cultural pelo chimarrão, bebida típica da região.

Esse mundo cultural diverso torna o Brasil um destino imperdível para aqueles que buscam vivenciar uma rica combinação de tradições e modernidade.

El territorio brasileño es el quinto más grande del mundo y tiene 5.568 municipalidades y dos distritos: Fernando de Noronha y el Distrito Federal.
Bañado por el océano Atlántico, el país está dividido en cinco regiones: Norte, Noreste, Centro-Oeste, Sudeste y Sur, siendo formado por 26 estados y el Distrito Federal. El local con mayor densidad poblacional es la región Sudeste.
Cada región tiene una inmensa variedad climática y de biodiversidad. Además, tiene las más grandes cuencas hidrográficas de la Tierra. El territorio brasileño tiene seis biomas continentales: (i) la Mata Atlântica; (ii) la Amazônia; (iii) el Cerrado; (iv) la Caatinga; (v) el Pantanal y (vi) el Pampa. El más grande – la Amazônia – ocupa casi la mitad de nuestro espacio territorial, mientras el menor – el Pantanal – ocupa menos de dos por ciento. Se destaca que la Amazônia tiene comunidades predominantemente forestales, de vegetación bastante densa y estratificada, mientras que el Pantanal está compuesto por formaciones predominantemente campestres, de vegetación abierta. Debido a la propia extensión territorial del Brasil, el país tiene fronteras con la mayoria de los países de América del Sur- Argentina, Bolivia, Colombia, Guyana Francesa, Guyana, Paraguay, Perú, Surinam, Uruguay y Venezuela

CLIMA

La extensión del territorio brasileño, la diversidad de formas de relevo, los tipos de vegetación, la dinámica de las corrientes y las masas de aire posibilitan una gran variedad climática en el país.
Cruzado por la Línea del Ecuador al norte y por el Trópico de Capricornio al sur, la mayor parte del territorio brasileño está en las zonas de latitudes bajas — llamadas de zona intertropicales. Por esa razón, la mayor parte de los climas que ocurren en el país tienen características calientes y húmedas, y tienen temperaturas medias de cerca de 20°C, con baja amplitud térmica durante el año.
Los climas predominantes en Brasil son: (i) clima subtropical caracterizado por veranos calientes y húmedos y inviernos fríos y secos; (ii) clima semiárido que tiene baja humedad y lluvias irregulares durante el año; (iii) clima ecuatorial predominante em la región de la selva amazónica con temperaturas elevadas durante casi todo el año debido a la localización cerca de la línea del Ecuador; (iv) clima tropical caracterizado por la existencia de dos estaciones bien definidas, el inverno y el verano. En el verano las lluvias son abundantes y son resultados de la influencia de la masa de aire ecuatorial continental. En el invierno es seco y sufre la influencia de a masa polar atlántica y de la masa tropical continental.


Clima no Brasil

Mapa do clima do Brasil

  • Carnaval – feriado móvil
  • 19 de abril – Día del Indio
  • 21 de abril – Día de Tiradentes
  • 22 de abril – Descubrimiento del Brasil
  • 07 de septiembre – Día da la Independencia
  • 14 de septiembre – Aniversario del Conselho Administrativo de Recursos Fiscais/CARF*.
  • 12 de octubre – Día de Nuestra Señora Aparecida – Patrona del Brasil 15 de noviembre – Día da Proclamación de la República

Aniversario del CARF: 14 de septiembre

En este mes el CARF promueve el reconocimiento meritorio de los servidores y consejeros en ejercicio en el Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), y también de los colaboradores, que, por su dedicación al servicio y atributos profesionales y personales, se destacan entre sus pares, que sean referencia en conducta profesional y contribuyan para la armonía y productividad en sus ambientes de trabajo. La condecoración es llamada de “PRÊMIO DE MÉRITO FUNCIONAL MINISTRO LEOPOLDO DE BULHÕES” en homenaje al primer presidente del primer tribunal
brasileño, instituido en 14 de septiembre de 1925. En el 2020, el CARF completó 95 años.

También realiza en este mes un amplio debate con la sociedad por medio del Seminario CARF de Derecho Tributario y Aduanero, que cuenta con un selecto grupo de tributaristas de reconocidas academias del derecho, magistrados, autoridades y representantes de la Hacienda Nacional.

Haga clic y vea el VI Seminario CARF (2020): https://bit.ly/3lCfdHb

Fuente de Datos: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Páginas turísticas oficiales del Brasil:

Skip to content